Desenho de menina vestida de panda

Utilizar a disciplina de informática como um recurso interdisciplinar favorece a aplicação conjunta de diversos conhecimentos adquiridos.

A interdisciplinaridade surgiu da necessidade de integrar de forma efetiva os conteúdos das diversas disciplinas para que o aprendizado seja construído de maneira global.

De fato, que professor já não foi questionado por um aluno sobre a validade ou utilidade de determinada matéria? Ou até mesmo já não ouviu comparações de que a matéria x é mais importante que a matéria y?

Situações desse tipo acontecem porque o aluno não consegue correlacionar e integrar de forma prática o conteúdo de diversas disciplinas a princípio desconexas.

E as instituições escolares ainda tem dificuldade em definirem os pontos de conexão entre as disciplinas e trabalharem paralelamente com temas únicos. Geralmente trabalham de forma interdisciplinar em eventos como feiras culturais ou científicas, mas no dia a dia seguem seus propósitos individualmente.

A Informática já faz parte do cotidiano das escolas públicas e particulares e ela só faz sentido no contexto escolar se for interdisciplinar e preparatória para a realidade acadêmica e do mercado de trabalho.

Pelo amplo aspecto das possibilidades de atividades que podem ser realizadas através da disciplina de Informática, podemos usá-la em associação com as demais disciplinas como elemento agregador e gerador de conhecimento.

Como exemplo temos a situação em que o professor de informática está ensinando seus alunos como utilizar um editor de imagens. Nesse ponto ele sugere aos alunos escolher, por exemplo, uma obra de arte modernista e pede que eles a reproduzam no software de edição de imagens. Daqui podemos explorar o tema da Semana de Arte de 1922 que eles estão estudando e correlacionar a obra de arte escolhida com informações que remetem as disciplinas de artes, história e literatura. Como exemplo temos abaixo o trabalho de uma aluna do oitavo ano que escolheu a obra de Alfredo Volpi intitulada “Grande Fachada Festiva”.

Exemplo de atividade interdisciplinar
Grande Fachada Festiva por Laiza F. Pontes

Mas cabe ao professor de informática a iniciativa de ser interdisciplinar?

Na verdade essa disposição deve ser de toda a escola. Certa vez um professor de Ciências nos perguntou se era possível os alunos dele fazerem um gráfico sobre o Ebola. E a resposta foi sim! A partir da atividade de Ciências, os alunos adquiriram conhecimentos sobre o que era e como criar planilhas eletrônicas. O resultado foi positivo e agradou muito os discentes que fizeram um trabalho que valeu ponto para as duas disciplinas. Como no exemplo abaixo, o professor de Ciências forneceu os dados e os alunos tiveram que raciocinar em como transformar aqueles dados em gráfico com auxílio do professor de Informática.

Exemplo de atividade interdisciplinar
Surto de Ebola por Ian Fraga e Andreza Fernandes

Assim a interdisciplinaridade também é uma chance de melhorar a qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos, visto que os mesmos reclamam da sobrecarga de trabalhos que têm que fazer para as diversas disciplinas, sendo que às vezes deixam de fazer alguns ou os fazem sem esmero.

Ela também pode estimular o desenvolvimento do aluno na prática do raciocínio, na geração de conhecimento e não somente na recepção de conteúdo.

A interdisciplinaridade também é positiva para a comunidade escolar, pois estimula a cooperação e a socialização dos indivíduos. E com essas habilidades poderemos agregar, unir, alcançando a transdisciplinaridade que visa derrubar as fronteiras entre as disciplinas.

Cada vez mais os professores estão trazendo a tecnologia para as salas e as aulas de informática deixarão de existir, pois ela já estará naturalmente integrada ao cotidiano escolar.