A plataforma Code.org é um site onde podemos aprender a programar usando a linguagem Javascript.

Nesse post vamos aprender a criar um jogo simples e bem divertido.

O objetivo do jogo é levar o quadrado azul até a parte superior da tela, sem encostar nos quadrados vermelhos., utilizando as setas do teclado (para cima e para baixo). É um jogo bem simples que vai proporcionar bastante conhecimento para os iniciantes em programação.

Um sprite é um objeto do jogo que podemos animar, alterando suas propriedades. createSprite recebe quatro parâmetros para ser criado: (posição no eixo x, posição no eixo y, largura, altura). Por exemplo, a linha var linha1 = createSprite(200,390,60,5); está criando uma variável que se chama linha e nessa variável foi armazenado um sprite que está localizado na posição x = 200, posição y = 390, largura = 60 e altura = 5. Assim foram criados os demais sprites que desenham os elementos do cenário do jogo.

Podemos mudar a cor dos sprites usando a proprieade shapeColor. Então na linha jogador.shapeColor = “blue”; significa que a cor do sprite que se chama jogador será azul. Outra propriedade dos sprites que usamos é o velocityX que atribui velocidade ao nosso objeto sprite no eixo x, ou seja, para esquerda ou direita. Assim temos os obstáculos se movendo no eixo x com velocidades positivas (para a direita) e negativa (para a esquerda). obstaculo1.velocityX = 8; obstaculo2.velocityX = -8;

Jogo Caminho Difícil

Tem um contador que verifica quantas vezes você esbarrou em algum dos obstáculos antes de chegar no outro lado do percurso. Vejam só! Esbarrei 25 vezes até conseguir cruzar o Caminho Difícil! Com o código abaixo, vocês podem testar e verificar que é um jogo fácil de fazer e divertido de jogar. Vamos ver quem atravessa o caminho com menos erros.

var linha1 = createSprite(200,390,60,5);
var linha2 = createSprite(173,350,5,75);
var linha3 = createSprite(227,350,5,75);
var linha4 = createSprite(100,200,5,200);
var linha5 = createSprite(300,200,5,200);
var linha6 = createSprite(200,10,60,5);
var linha7 = createSprite(173,50,5,75);
var linha8 = createSprite(227,50,5,75);

var jogador = createSprite(200,345,20,20);
jogador.shapeColor = "blue";

var obstaculo1 = createSprite(200,275,20,20);
var obstaculo2 = createSprite(200,225,20,20);
var obstaculo3 = createSprite(200,175,20,20);
var obstaculo4 = createSprite(200,125,20,20);
obstaculo1.shapeColor = "red";
obstaculo2.shapeColor = "red";
obstaculo3.shapeColor = "red";
obstaculo4.shapeColor = "red";

var contador = 0;

obstaculo1.velocityX = 8;
obstaculo2.velocityX = -8;
obstaculo3.velocityX = 8;
obstaculo4.velocityX = -8;


function draw() {
  background("lightgreen");
  textSize(18);
  text("Você errou "+contador+ " vezes",10,25);
  obstaculo1.bounceOff(linha4);
  obstaculo1.bounceOff(linha5);
  obstaculo2.bounceOff(linha4);
  obstaculo2.bounceOff(linha5);
  obstaculo3.bounceOff(linha4);
  obstaculo3.bounceOff(linha5);
  obstaculo4.bounceOff(linha4);
  obstaculo4.bounceOff(linha5);
  jogador.collide(linha1);
  jogador.collide(linha6);
  
  if(keyDown("UP_ARROW")){
    jogador.y = jogador.y - 3;
  }
  
  if(keyDown("DOWN_ARROW")){
    jogador.y = jogador.y + 3;
  }
  
  if(jogador.isTouching(obstaculo1)||jogador.isTouching(obstaculo2) || 
  jogador.isTouching(obstaculo3) || jogador.isTouching(obstaculo4)){
    jogador.x = 200;
    jogador.y = 345;
    contador++;
  }
  drawSprites();
}

Jogue no Code.org clicando AQUI.