Nesse mini tutorial vamos fazer um script que causa dano no player.

Você pode usar esse script quando o player toca no NPC ou em outra part do cenário. Para esse exemplo, usamos um cilindro com um bloco em seu centro. Selecionamos as duas partes e com o botão direito escolhemos a opção Group as a Model. Renomeie o Model criado. Aqui o chamamos de saída de ar e toda vez que o player tocar nas partículas de ar, ele sofrerá um dano.

Mini tutorial Script que causa dano no player
Mini tutorial Script que causa dano no player

Selecione a parte central, que é o bloco preto e no Explorer clique no seu sinal de +. Na caixa de pesquisa procure ParticleEmiter e selecione-o. Você já verá um efeito de partículas de ar saindo da part preta.

Selecione o ParticleEmitter e nas propriedades você pode alterar:

Color: Cor das partículas

Size: Tamanho das partículas

EmissionDirection: Direção de onde a partícula vai sair em relação a part escolhida.

Speed: Determina a quantidade de partículas que saem

Shape: A forma como as partículas vão sair.

Configure a seu gosto.

Agora vamos fazer o script que causa dano quando o player toca nessas partículas. Selecione o bloco preto e clique no sinal de +. Escolha Script. Escreva o código abaixo:

local vento = script.Parent
local DANO = 10
local Players = game:GetService("Players")

local function hurtPlayer(player) 
	if player then
		local character = player.Character
		local humanoid = character:FindFirstChildWhichIsA("Humanoid")
		if humanoid then
			humanoid.Health = humanoid.Health - DANO
			return humanoid
		end
	end

end

vento.Touched:Connect(function(otherPart)
	hurtPlayer(Players:GetPlayerFromCharacter(otherPart.Parent))
end)

Salve o script e teste. Toda vez que o player tocar na partícula de ar, ele sofrerá um dano e assim vai aparecer a barra de vida do seu personagem no canto direito superior da tela.

Outro comando que podemos usar para causar dano seria humanoid:TakeDamage(DANO), substituindo a linha humanoid.Health = humanoid.Health – DANO

Também podemos usar uma dessas duas instruções quando o NPC nos toca para causar dano ao invés de simplesmente matar o player.

Veja esse script funcionando em OBBY RJ BYTE.