Roblox Studio

Nos jogos do Roblox podemos adicionar um menu inicial. Nele é possível inserir um botão para entrar no jogo. Então, nesse tutorial vamos mostrar como adicionar um menu inicial no Roblox Studio.

No Explorer, temos uma pasta chamada StarterGui que é um container que armazena objetos de interface gráfica do usuário (GUI – Graphical User Interface). Esse serviço inicializa quando o usuário entra no jogo.

Então, para iniciar a criação do menu inicial, clique em StarterGui. No alto da tela vai surgir um menu chamado UI com as ferramentas que podemos usar.

Adicionar Menu Inicial no Roblox Studio
Adicionar Menu Inicial no Roblox Studio

Dessa forma, selecione ScreenGui que é o objeto primário que contém objetos 2D de interface do usuário. Nessa ScreenGui vamos adicionar um Frame que é um container para agrupar outros objetos GUI. Vamos configurar as propriedades desse Frame da seguinte forma:

backgroundColor3: Cor de fundo, escolha uma de sua preferência.

borderColor3: Cor da borda, escolha uma de sua preferência.

borderSizePixel: Espessura da linha da borda, aqui usamos 5.

Size: Tamanho do frame. Aqui podemos usar o Scale para ele se ajustar ao tamanho da tela. Em X colocamos Scale: 0.8 para cobrir 80% da tela no eixo x e deixamos Offset com 0. Repetimos o mesmo processo em Y.

Se necessário, arraste o frame para deixá-lo centralizado na tela.

Dentro desse Frame podemos adicionar um TextLabel para escrever o nome do nosso jogo. Assim sendo, arraste o Text Label para dentro do Frame. Nas propriedades do TextLabel podemos mudar:

Text: Escreva o nome do seu jogo

TextColor3: Cor do texto. Escolha uma cor de sua preferência.

TextSize: Tamanho do texto. Aqui colocamos 100.

BackgroundColor3: Cor de fundo. Queremos a mesma cor do fundo do Frame. Então quando for selecionar a cor, use a opção Pick Screen Color e dê um clique no Frame para capturar a cor dele.

BorderColor3: Cor da borda. Usamos a mesma cor do fundo.

Adicionar botão Play

Também podemos adicionar um botão de PLAY para iniciar o jogo. No menu UI selecione Text Button e posicione-o abaixo do Text Label. Nas propriedades do Text Button, personalizamos a cor de fundo, a cor da borda, a espessura da borda, o texto, o tamanho do texto e a cor do texto, assim como fizemos com o Text Label.

Adicionar Menu Inicial no Roblox Studio
Adicionar Menu Inicial no Roblox Studio

Agora, precisamos fazer com que ao pressionar no botão PLAY, o Frame não seja mais exibido. Portanto, no Text Button vamos adicionar um script que deve conter as linhas abaixo.

script.Parent.MouseButton1Click:Connect(function()
	script.Parent.Parent.Visible = false
end)

Nesse momento, podemos salvar o script e testar o jogo. Ao clicar no botão Play, o Frame não ficará mais visível. Contudo, caso não dê certo, certifique-se de que o Text Button é filho do Frame.

Finalmente, atenção! Caso você queira continuar editando o seu jogo e não queira mais visualizar a ScreenGui, basta ir no menu View/UI Visibility para ocultar ou mostrar a ScreenGui.

Veja esse menu funcionando em : OBBY RJ BYTE

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