Atualmente pessoas de diversas áreas estão tentando fazer uma transição de carreira para TI. E uma das motivações é o grande apelo das mídias na necessidade imediata de profissionais dessa área e nos salários atraentes.
Contudo, quando os candidatos enfrentam seus primeiros processos seletivos ficam decepcionados e desmotivados, a ponto de desistir. Após fazer investimentos de tempo e financeiro e não obterem os resultados esperados, muitos candidatos acreditam que a área de tecnologia é muito difícil ou não é para eles.
Em resumo, fica a impressão que os candidatos não entenderam exatamente o que as empresas estão procurando. Durante o processo seletivo, os candidatos são bombardeados com questões de lógica matemática, estatísticas e até mesmo cálculo avançado. E, por fim, a linguagem de programação que ele tanto se esforçou para aprender nem deu as caras.
Isso acontece porque as empresas da área de Tecnologia da Informação necessitam urgentemente de pessoas que saibam resolver problemas, pois o cotidiano de uma empresa é apresentar soluções para os problemas dos clientes.
Sendo assim, para uma pessoa que está com o intuito de fazer uma transição de carreira para TI é recomendável que comece a estudar a lógica e faça muitos exercícios antes de começar a participar de processos seletivos.
Outro aspecto importante é delimitar suas áreas de interesse na Tecnologia da Informação. TI vai muito além dos programadores. Veja abaixo, os principais cargos na área de TI e suas funções.
Transição de Carreira para TI – Cargos
Desenvolvedor Front-end: Responsável por desenvolver as interfaces gráficas com as quais os usuários interagem com os sistemas informatizados.
Desenvolvedor Back-end: Aplica as regras do negócio, valida os dados de entrada do usuário e garante a integridade dos dados que circulam entre o banco de dados e a aplicação.
Desenvolvedor Full Stack: Realiza o desenvolvimento Front-end e Back-end.
Desenvolvedor Devops: Além do conhecimento de um Full Stack, o devops também é capaz de lidar com a infraestrutura dos sistemas, criando e gerenciando o ambiente de implantação dos sistemas.
Cientista de Dados: Analisa e interpreta conjuntos complexos de dados de várias fontes, a fim de gerar informações estratégicas para os negócios.
Analista de UX/UI: Deve garantir que a aplicação fornecerá uma boa experiência para o usuário através de uma interface intuitiva.
Desenvolvedor Mobile: Desenvolvimento de sistemas com foco em dispositivos móveis, usando Android, IOS ou outros.
Segurança da Informação: Profissional responsável por garantir a integridade dos sistemas e de seus dados. Trabalha diretamente com redes e atua contra tentativas de invasões aos sistemas.
Professor: Cada vez mais necessários, os professores capazes de criar didáticas para criar aulas para o público que deseja se especializar na área de TI. Também são necessários em escolas de ensino fundamental e médio que cada vez mais inserem em seus currículos conhecimentos de lógica de programação e linguagens de programação.
Conclusão
Se você realmente deseja fazer uma transição de carreira para TI, avalie as áreas e veja com qual delas você poderia ter uma afinidade. Não se esqueça da importância de aprender lógica de programação, antes de mais nada. E por fim, invista em um curso de inglês que será muito bem visto pelos recrutadores.