Roblox Studio

Nesse mini tutorial vamos aprender como fazer um script de teleporte no Roblox Studio.

Há duas formas básicas de se fazer um portal de teleporte no Roblox Studio. Na primeira vamos usar a posição da part que será o destino do portal. No exemplo abaixo criamos duas parts: Portal e Portal2. Quando encostarmos no Portal seremos levados para Portal2. Na propriedade CFrame podemos observar a posição de Portal2.

Script Teleporte Roblox Studio
Script Teleporte Roblox Studio

Dessa forma, o script ficará como descrito abaixo:

script.Parent.Touched:Connect(function(hit)
	local player = hit.Parent
	if player then
		local torso = player.HumanoidRootPart
		if torso then
			torso.Position = Vector3.new(1.323, 5.499, -92.636)
		end
	end
end)

CFRAME

Antes de fazermos a segunda forma, é bom saber o que significa CFrame. No Roblox Studio, o CFrame é uma forma abreviada para Coordinate Frame e que basicamente se refere a posição e orientação de objetos 3D. Sendo assim, podemos utilizar o CFrame para fazer outro script de teleporte. No exemplo abaixo, o script levará o jogador para um pouco acima de um chão de lava e então ele cairá sobre a lava assim que for teleportado.

O que determinará o local de surgimento é o trecho: lava.CFrame + Vector3.new(0, 2, 0). Usamos o Vector3 para adicionar mais informação a posição, no caso 2 no eixo Y, o que fará que o jogador apareça sobre a lava e depois caia.

lava = game.Workspace.LavaFloor
portal = script.Parent


portal.Touched:Connect(function(hit)
	if hit.Parent:FindFirstChild("HumanoidRootPart") then
		local player = game.Players:GetPlayerFromCharacter(hit.Parent)
		player.Character.HumanoidRootPart.CFrame = lava.CFrame + Vector3.new(0, 2, 0)
	end
end)

Então, essas são as duas formas de se fazer um script de teleporte no Roblox Studio. Lembrando que esse teleporte só funciona dentro do próprio jogo (place). Para se teleportar para outros jogos (places) é uma maneira diferente de fazer e em breve vamos compartilhar aqui. Fique ligado na RJ BYTE!