Roblox Studio

Nesse post aprenda como usar meshes no Roblox Studio.

Um MeshPart é uma forma de BasePart que inclui uma malha personalizada simulada fisicamente. Uma MeshPart possui um MeshId e um TextureId. O MeshId se refere ao id da malha que será exibida na MeshPart. A textura da MeshPart pode ser modificada através da propriedade TextureId.

Um BlockMesh fornece à BasePart, ao qual foi aplicado, a forma de um bloco, semelhante as Parts.

Uma SpecialMesh aplica uma malha em uma BasePart de acordo com sua propriedade MeshType que pode ser:

Brick – A forma de um bloco, semelhante ao BlockMesh
Cylinder – Um cilindro, idêntico a uma part com a Part.Shape de ‘Cylinder’
FileMesh – Um Mesh enviado pelo usuário, equivalente ao FileMesh no qual uma textura pode ser aplicada com a propriedade FileMesh.TextureId.
Head – A forma de uma cabeça do personagem.
Sphere – A forma de uma esfera, similar à Part com a Part.Shape de ‘Ball’, que pode ser livremente redimensionada em todos os seus eixos.
Wedge – A forma de cunha, idêntico à WedgePart

Principais diferenças entre MeshPart e SpecialMesh

Uma SpecialMesh tem as propriedades de Offset e Scale; Uma MeshPart não tem.

A propriedade MeshId de uma SpecialMesh pode ser modificada por um Script ou LocalScript durante o tempo de execução do jogo. Com a MeshPart não é possível.

Exemplos

Meshes No Roblox Studio
Meshes no Roblox Studio

Troféu

Inserir uma Part/Block

Inserir uma SpecialMesh

MeshId: rbxassetid://1086413449

TextureId: rbxassetid://1461576423

Bola de Futebol

Inserir Part/Block

Inserir SpecialMesh

MeshId: rbxassetid://5189432852

TextureId: rbxassetid://5189432875

Arma

Inserir uma Tool

Na Tool inserir uma MeshPart

MeshId: rbxassetid://92656610

TextureId: rbxassetid://92658105