Pessoa usando um computador

Você já parou para refletir sobre o significado das palavras Tecnologia, Computador, Computação e Informática?

Para compreender o contexto no qual o computador está inserido, precisamos entender o que essas palavras significam. Certamente, muitos desses termos já fazem parte da sua vida, mas, às vezes, não paramos para refletir no que exatamente eles se referem.

O termo tecnologia designa o processo de transformação de conhecimento em aplicações úteis. Por exemplo, a tecnologia de geração de energia elétrica. A geração de energia elétrica se leva a cabo mediante diferentes tecnologias. As principais aproveitam um movimento rotatório para gerar corrente alternada em um alternador. O movimento rotatório pode provir de uma fonte de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda d’água ou o vento, ou de um ciclo termodinâmico.

Então, a primeira coisa que precisamos fazer é dissociar o termo tecnologia do termo computador. A tecnologia está presente em muitas outras coisas e certamente o computador é, sem dúvida, uma ferramenta tecnológica bastante útil, que pode ser empregada em diferentes atividades. Essa é, talvez, a maior diferença entre o computador e outros equipamentos que se fazem presentes em nosso cotidiano: o computador nos permite programá-lo para que execute determinadas tarefas e em algumas situações até possa tomar decisões, desde que essas estejam logicamente definidas. Computador, então, é a máquina, certo? E o que seria a computação? A computação é a ciência que estuda o computador. Essa ciência é bem recente, se considerarmos outras, mais antigas como Filosofia, Matemática, Biologia, etc. A computação se dedica a estudar o computador, tanto seu funcionamento físico como lógico e tenta promover a computação para a própria computação.

E o que seria a informática? E qual sua relação com o computador e a computação?

A informática é outra ciência, cujo objeto de estudo é a informação. A informática é mais antiga que a computação, pois antes de existir o computador já existia informação. No entanto, o desenvolvimento da informática enquanto ciência se potencializou muito com o advento do computador e hoje é muito difícil dissociar estes dois termos, ou seja, é difícil falar da informática sem o computador e do computador sem a informática.

A informação é o produto que conseguimos obter a partir do processamento de dados brutos. Por exemplo: Pense na temperatura do dia de hoje, o que este dado lhe diz? Muito pouco, certo? Agora, se juntarmos um conjunto de dados brutos, por exemplo, as temperaturas diárias do mês de Abril de 2020. Se processarmos estes dados poderemos transformá-los em informações, por exemplo, podemos calcular a média mensal de temperatura, podemos descobrir qual foi o dia mais frio e qual foi o dia mais quente, podemos interpretar a informação e compará-la com outras para tirar conclusões. Conseguem perceber como é importante utilizar-se de um recurso computadorizado para fazer o processamento da informação? É neste sentido que o computador é um aliado muito importante da informática.

Apenas por curiosidade, supomos que você se interesse pela informática ou pela computação, você sabe quais são os cursos de graduação oferecidos nessas áreas?

No Brasil, existem basicamente cinco tipos de cursos voltados para uma área conhecida como Tecnologia da Informação (TI):

• Bacharelado em Ciência da Computação – tem a computação como atividade fim visando à formação de profissionais para o desenvolvimento científico e tecnológico da própria computação.

• Bacharelado em Sistemas de Informação – tem a computação como atividade meio visando à formação de profissionais para automação dos sistemas de informação das organizações.

• Licenciatura em Computação – objetiva formar profissionais para projetar sistemas de software para educação à distância, softwares educacionais e formar educadores para o ensino de computação em instituições que introduzirem computação em seus currículos, como matéria de formação.

• Cursos de Graduação Tecnológica – formam profissionais especializados em determinadas áreas objetivando atender a demandas específicas do mercado de trabalho. De acordo com o MEC, são exemplos de cursos de graduação tecnológica na área de tecnologia da informação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão da Tecnologia da Informação, Sistemas para Internet, Redes de Computadores, Jogos Digitais, entre outros.

• Engenharia (da Computação e do Software) – além dessas modalidades citadas anteriormente, existem dois cursos de engenharia que são ligados diretamente à computação/informática: Engenharia da Computação (estuda a organização física do computador) e Engenharia de Software (estuda a organização lógica e o processo de desenvolvimento dos programas de computador).

Conversando….

1 – Depois de ler esse post, você acha que é possível estudar Informática sem o computador?

2 – Você tem interesse em fazer algum curso na área de tecnologia da informação? Comenta aí!

Imagem do post de Karolina Grabowska por Pixabay