Em 2021 a tecnologia continuará intensamente presente na rotina de alunos e professores.
No ano de 2020 o setor educacional foi pressionado a adotar o uso de tecnologia em grande escala devido à pandemia.
Ninguém poderia imaginar que nesse ano as crianças e adolescentes passariam todo o ano letivo estudando em casa, o chamado homeschooling. Essa modalidade de ensino, até o momento não é prevista em uma lei no Brasil. Porém, diante da situação emergencial causada pela pandemia de coronavírus, o estudo domiciliar foi adotado por todas as escolas do país.
E para auxiliar o contato entre professores e alunos, as escolas aderiram ao uso das tecnologias disponíveis para viabilizar a continuidade dos estudos dos alunos.
O ensino a distância começou a fazer parte da educação infantil e ensino fundamental. Professores, pais e alunos passaram por momentos difíceis para se adaptar a nova realidade. É preciso um grande esforço coletivo para que esse esquema funcione. Os professores tiveram que se reinventar e aprender em pouco tempo a utilizar a tecnologia para transmitir a informação para os alunos. Os pais precisaram adequar seus lares, horários e ajudar seus filhos para se manterem motivados a estudar.
2020 está sendo o ano da resiliência, no sentido de necessitarmos nos adaptar rapidamente a uma mudança brusca no modo de vida, na rotina e na forma como interagimos com as outras pessoas. E as experiências vividas nesses duros meses vão refletir nas tendências futuras.
Assim sendo, no nosso ponto de vista, 3 tendências em tecnologia educacional ainda estarão presentes em 2021 contribuindo para o ensino presencial e a distância: eLearnig, LMS e Materiais digitais.
eLearning, ou seja, aprender em casa, vai continuar fazendo parte da rotina dos estudantes. Seja através de ferramentas como Zoom, Skype, Webinars ou lives. Em mídias sociais, com destaque para os vídeos, como aqueles encontrados em plataformas como Youtube, aplicativos como Khan Academy, ou produções próprias dos professores feitas para a escola. Mesmo que os alunos retornem às salas de aula, eles já aprenderam que o ensino não fica limitado ao perímetro escolar. O aprendizado continua fora da escola, é dinâmico e colaborativo.
Também temos o LMS, Learning Management System, que são os sistemas de gerenciamento de aprendizado. Se até o momento a escola não possui um sistema de gerenciamento de aprendizado para organizar seus cursos e aulas, essa é a hora de pensar em obter um. Fica difícil controlar as aulas se diversas tecnologias estão sendo usadas ao mesmo tempo. Vídeo Chamadas no Zoom, recados e apostilas soltos nos grupos de whatsapp. O LMS pode auxiliar no controle das matérias, gestão de pessoas e avaliações online. Além de fornecer conteúdo para os alunos, as escolas devem se preocupar em dedicar cursos e treinamentos também para seus colaboradores.
E, por fim, a utilização cada vez maior de material didático digital. O livro impresso ainda está presente, mas de forma coadjuvante. Empresas na área de educação oferecem cada vez mais soluções inovadoras para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Seja através de jogos (Gamification), realidade aumentada (Augmented Reality), Robótica, Realidade Virtual (Virtual Reality) ou e-books.
Essas foram as nossas 3 tendências em tecnologia educacional para 2021. E você, como acha que vai ser?
*** Imagem em destaque, fonte: Bianca Copal from FreeImages